Em época de orçamento mais apertado, nem sempre é possível fazer aquela reforma completa na casa. O jeito é colocar a mão na massa e renovar os ambientes aos poucos. Para os adeptos do “faça você mesmo”, confira 5 orientações para pintar a casa:

1 – Determine a metragem da área que será pintada. Meça a largura das paredes e multiplique pela altura do pé direito. Para o teto, multiplique a largura e o comprimento do cômodo para achar sua área. Em seguida, multiplique essa metragem pelo número total de demãos, que, geralmente, são duas para cores claras ou a partir de três para cores mais escuras.

2 – No caso de residências, escolha tintas do tipo acrílica e esmalte sintético que são as mais usadas para este fim. As acrílicas são aplicadas sobre superfícies emassadas ou cimentadas. Já as tintas esmalte sintético (tinta óleo), são aplicadas sobre madeiras, metais, PVC etc.

3 – Antes de comprar as tintas, consulte o site dos fabricantes, pois alguns disponibilizam simuladores ou aplicativos. O cálculo do rendimento da tinta pode ser encontrado no site de cada fabricante e é dado por metro quadrado para cada tipo de tinta. Se ainda assim você ficar na dúvida, a orientação da Eólica é adquirir 1/4 de galão da tinta desejada e testar em uma pequena área, de preferência no próprio ambiente que será pintado. Observe a cor em diferentes horários do dia para sentir como ela fica com a iluminação natural e com a iluminação artificial.

4 – Se vai aplicar a mesma tinta que está no local, o consumo é normal, mas se for aplicar tinta de cor mais clara sobre uma superfície de cor mais escura, leve em consideração a aplicação de mais demãos para atingir a cor final ou a aplicação de uma demão de cor branca para amenizar (queimar) a cor antiga. Estas dicas fazem parte das 5 orientações para pintar a casa.

5 – Anote os materiais necessários: escada, espátula, panos de chão, lixa, chave de fenda para retirar os interruptores, lona plástica preta para cobrir o chão e mobiliário, massa corrida para tampar buracos e cobrir imperfeições, rolos de fita crepe para prender a lona em locais específicos que deseja proteger, rolo de 23cm com espuma antirrespingos, bandeja de 23cm, pincel de 5cm para arremate de cantos e pequenos detalhes, e extensor de 2 a 3 metros (depende do pé direito do local). No caso de utilizar tinta tipo esmalte sintético, deve-se ter um kit a parte com rolo de espuma (de 15cm ou menor) e bandeja compatível.

Gostou de conhecer as 5 orientações para pintar a casa? Aproveite a visita e conheça também os empreendimentos da Eólica